Talvez você ainda não saiba, mas a ansiedade é um sentimento muito comum entre as crianças e os pais precisam estar atentos para identificar se algo está fora do normal. Geralmente, algumas ocasiões podem gerar mudança no comportamento da criança como mudança de escola, troca de horários, alteração do horário de trabalho dos pais.E até mesmo coisas boas como o planejamento de uma festa ou uma viagem, e também a espera por uma visita de um familiar querido.
Quem convive mais com a criança deve analisar se ela está se adaptando bem às mudanças ou se está apresentando algum sinal de ansiedade. Mas quais são os sinais que as crianças apresentam quando estão ansiosas?
Sinais de ansiedade em crianças
Esses sinais começam a surgir pouco a pouco e é necessário ter bastante atenção para identificá-los o mais cedo possível:
- Afastamento social;
- Irritação constante;
- Sensibilidade e choro excessivo;
- Dificuldades para dormir sozinho;
- Preocupações diárias;
- Dificuldades na escola;
- Falta de apetite.
O que fazer quando a criança tem ansiedade?
Ao perceber que os sintomas estão ocorrendo com frequência, é recomendado levar a criança ao psicólogo para que ele faça o diagnóstico e defina um tratamento, de acordo com o grau de ansiedade. Jamais dê qualquer tipo de medicamento para seu filho sem antes ter prescrição médica. Caso o psicólogo identifique que a criança precisa de algum remédio, irá encaminhá-la para um psiquiatra, o profissional que pode prescrever remédios para ansiedade e depressão.
Como ajudar no processo?
Os pais são as pessoas as quais os filhos mais confiam, portanto são as pessoas que devem estar próximas nesse momento. Não trate a ansiedade do seu filho como um tipo de frescura. Esse transtorno deve ser tratado o quanto antes, e ridicularizar ou diminuir seus sentimentos só vai agravar o quadro.
Além disso, também é recomendado evitar ou diminuir as situações que causam ansiedade. Por exemplo, se o seu filho precisa tomar injeção, não conte isso pra ele muito tempo antes. Quando estiver próximo de sair, conte a ele que vocês vão precisar sair e que no caminho vão parar para tomar a injeção. Explique que será algo rápido e necessário para ele crescer forte e cheio de saúde. Diante disso, percebe-se que é recomendado criar uma versão positiva das coisas que possam gerar medo ou ansiedade na criança.
Incentive atividades relaxantes
As crianças costumam estar sempre agitadas brincando com algo, mas a agitação pode atrapalhar a ansiedade. Por isso, ensine seu filho a fazer algumas atividades que possam relaxar. As opções são diversas, como ouvir uma música calma, desenhar, montar um quebra-cabeça e até mesmo meditar, com foco na respiração.
Cuide das suas crianças e esteja sempre por perto quando elas precisarem de ajuda.