Algo que parece simples, pode se tornar uma tarefa árdua para muitos pais que é o momento de comprar o sapatinho para bebês.
Recentemente falamos por aqui sobre os problemas ortopédicos em crianças e foram mencionados os principais pontos a serem considerados no momento da compra dos calçados, de acordo com cada faixa etária.
Escolher o sapatinho para bebês certo é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, principalmente na transição para os primeiros passos.
O que levar em conta no momento da compra do sapatinho para bebês?
Antes de completar 1 ano de idade, os calçados têm a função de apenas proteger a criança do frio e manter a harmonia na combinação com o restante da roupa.
Mas quando a criança já arrisca os primeiros passos, é preciso considerar alguns pontos no momento de comprar o calçado, como:
Flexibilidade
A sola do sapato não pode ser tão rígida porque pode limitar o movimento dos pés da criança, além de gerar desconforto, mas também não pode ser tão “mole”.
O ideal é que tenha a flexibilidade certa para acompanhar os movimentos dos pés da criança.
Tamanho
Por muito tempo os pais compravam calçados com numeração maior para que durasse mais tempo, porém isso é um erro. Se o sapatinho para bebês for muito largo ou grande, isso prejudicará a criança no momento de tentar se equilibrar.
Além disso, o sapato maior pode levar a tropeços e quedas.
Solado
Após um ano de idade, é importante que a sola do sapato seja fina e tenha flexibilidade para acompanhar os movimentos do bebê.
Com aproximadamente três anos, os pais podem começar a procurar por solados mais grossos, mas é preciso prestar atenção quanto ao conforto do calçado.
Material
Para o dia a dia, o ideal são os materiais que proporcionem maior conforto como lona, nylon, camurça, tecido e alguns tipos de plástico.
Já o couro mais resistente e o verniz são opções para ocasiões especiais.
Modelos adequados
Será preciso analisar para onde a criança irá, se a um parque ou escola, por exemplo, será preciso garantir o conforto para que ela possa se sentir mais segura para brincar.
Em dias mais quentes, opte por sandálias e papetes que tenham fechamento adequado para manter os pés da criança em contato com a palmilha.
Para os dias frios, os tênis são os mais adequados. Já para crianças pequenas, o ideal são os sapatinhos com velcro.
E o sapatinho para bebês em caso de ocasiões especiais?
Assim como os sapatinhos básicos, é preciso também se atentar quanto aos sapatinhos para ocasiões especiais.
O ideal é optar por cores que combinem bem com diversas tonalidades de roupas, como: marrom, branco, preto, cinza e bege.
Mas apesar da beleza do calçado, também é preciso priorizar:
Conforto – Verifique a qualidade do material, se for um material muito duro, por exemplo, pode causar desconforto como o surgimento de bolhas, etc.;
Tamanho – Um modelo social mais folgado está associado ao mesmo problema do calçado com número maior e já um tamanho mais apertado, também pode levar a desconforto, machucados, etc.;
Solado – É fundamental se atentar se o solado escolhido não é escorregadio para evitar acidentes.
É possível unir beleza e conforto, sempre!
Não sabe onde comprar pelo melhor preço? Acesse o site de roupa infantil, Datitia Baby Store.
Confira também:
Como montar o enxoval do bebê que nasce no inverno - de 0 a 3 meses
Problemas ortopédicos em crianças – escolhendo o sapatinho para bebês
Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!
Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube!