No verão a probabilidade de que as crianças contraiam vermes é maior, devido às atividades realizadas nessa estação como as brincadeiras na pracinha, praia e até mesmo a alimentação, como aquele lanche rápido com uma salada que talvez não tenha sido lavada direito, entre tantos outros fatores.
Mais de um terço das pessoas terá, segundo especialistas, pelo menos um tipo de verme. E a grande questão em torno desses parasitas é que muitos deles são assintomáticos.
As praias merecem a atenção, porque devido ao aumento de circulação de pessoas durante o verão, o saneamento básico fica comprometido e esgotos a céu aberto podem contaminar o mar e areia ao redor.
O site de roupa infantil, Datitia Baby Store, separou algumas informações cruciais para tratar e prevenir a contaminação de vermes entre as crianças.
Quais são os sintomas que indicam que a criança está com vermes?
Muitas crianças não chegam a desenvolver sinais ou sintomas, ou seja, podem apenas ser portadoras do parasita e transmiti-lo pelas fezes. Os sintomas da verminose costumam variar, porque dependem do tipo de parasita no organismo.
Dentre os principais sintomas, estão:
- Dor abdominal;
- Diarreia frequente;
- Náuseas e vômitos;
- Coceira na região do ânus;
- Barriga inchada;
- Cansaço em excesso;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Presença de pontos brancos nas fezes;
- Irritabilidade ou agitação;
- Dificuldades para pegar no sono;
- Alterações no apetite (excesso de fome ou falta de fome).
Quando os pais devem levar a criança para o médico?
Se o seu filho apresenta diarreia ou náusea que dura mais de duas semanas, além de outros sintomas como coceira intensa no ânus, principalmente à noite, entre outros, é primordial levá-lo ao médico.
Qual o tratamento quando a criança está com verme?
O médico fará um exame físico na criança a fim de identificar se consegue ver algum verme a olho nu.
Costumam ser solicitados exames adicionais, incluindo o exame de fezes. Quando o diagnóstico é confirmado, o médico irá prescrever medicamento antiparasitário que fará com que o seu filho elimine os parasitas pelas fezes. Quando existe alguma lesão na região do ânus também é indicado um creme local.
Como prevenir a contaminação por vermes?
Vermes estão por toda parte e uma das maneiras mais eficazes para a prevenção é manter a boa higiene corporal e dos ambientes.
A água que é bebida, o solo e a alimentação merecem a atenção. A água precisa ser filtrada e alimentos crus, dos quais não se saiba a procedência e modo de higienização, precisam ser evitados.
Frutas, verduras e legumes precisam ser bem lavados e carnes suínas e bovinas muito bem cozidas.
Orientar a criança para manter a boa higiene das mãos é fundamental, porque o contato da mão suja com a boca é um dos principais agentes que levam à contaminação.
É preciso fazer prevenção rotineira?
Especialistas costumam orientar o controle de verminose com o uso de medicamentos pelo menos duas vezes ao ano (a cada seis meses). Após o momento de férias em lugares mais propícios, como praias, por exemplo, o indicado seria que toda a família tomasse medicação para prevenção.
Cuidar e prevenir os vermes é fundamental, porque a contaminação diminui as defesas do organismo, o que aumenta a chance de surgirem outras doenças oportunistas.
Você tem cuidado da prevenção de vermes no seu filho?
Confira também:
Cuidados no verão – Garantindo o bem-estar da criança
Looks de verão para meninos em 2023
Você já conhecia a nossa loja Datitia Baby Store? Temos peças de roupa para o seu filho em qualquer idade e estação. Os preços são imperdíveis e entregamos para todo o Brasil!
Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e Youtube!