As crianças precisam aprender que todo mundo erra, inclusive os pais. Ensinar que devemos agir sem errar a todo momento pode criar uma pressão grande em cima das crianças, fazendo com eles se sintam mais depressivos e cobrados a todo o momento.
As pessoas são diferentes, se comportam de maneira diferente, mas todas elas são falhas. Se nós adultos somos assim, por que ensinar às crianças que elas não têm o direito de errar? Diante disso, cabe ao adulto saber explicar como agir nos momentos de fraqueza, dando o exemplo de como corrigir suas falhas.
Quando falta paciência com as crianças
Com a pandemia, muitas pessoas tiveram o trabalho home office como alternativa. Para alguns, foi excelente. Sem trânsito e mais tempo para dormir e para aproveitar com a família. Porém, para quem tem filhos, essa situação foi bastante desafiadora. Imagine ter que lidar com os problemas do trabalho e ainda cuidar das crianças o dia todo. Sem contar que muitos pais eram interrompidos durante reuniões importantes e ficavam divididos entre o trabalho e o cuidado com o filho.
Sabemos que não é a atitude correta, mas entendemos que alguns pais ficavam sem saber o que fazer e acabavam descontando todo o estresse do momento na criança. Vejamos, a criança é um ser em desenvolvimento que está aprendendo sobre a vida. Na pandemia, elas ficaram sem escola e sem os amiguinhos, também foi um processo difícil para elas.
Algumas crianças desenvolveram ansiedade nesse período, visto que estavam passando por algo totalmente novo. Agora imagine, seu filho está inquieto por querer mais atenção e a sua resposta é um grito com raiva, pois precisa de tempo para fazer seus compromissos. Você gostaria de ser tratado dessa forma?
Listamos acima um exemplo comum durante a quarentena, mas é claro que essa situação pode ser encaixada em vários momentos do dia. É comum perder a paciência com as crianças quando temos algo importante para resolver. Mas o que fazer depois de ter gritado com a criança?
Como lidar com situações difíceis?
Os pais devem reconhecer a importância de aprender a pedir desculpas. Como falamos no começo, todos nós erramos. Porém nós devemos saber amenizar a situação. O primeiro passo é saber pedir desculpas e depois se responsabilizar em não cometer esse erro novamente. E isso vale para tudo na vida, em relacionamentos profissionais, amorosos e familiares.
Quando estiver mais calmo, chame seu filho para conversar e explique o que aconteceu. Mostre que você tem horários em que precisa estar completamente envolvido com suas responsabilidades e qualquer interrupção pode te causar problemas. Explicando isso, peça desculpas e se comprometa a não agir dessa forma novamente.
Foto: Reprodução
Essa atitude vai ensinar seu filho a como lidar com essas situações no futuro. E reconhecer os seus erros fará com que ele entenda sobre empatia, tirando uma pressão desnecessária. Conta pra gente se você já passou por alguma situação assim com seu filho.