A educação das crianças não é obrigação exclusiva da escola, pois ela deve começar dentro de casa logo cedo. Trabalhar o desenvolvimento da criança exige uma atenção em diferentes áreas e todas elas podem ser estimuladas pelos pais em casa. Mas como os pais podem participar do processo de aprendizado das crianças? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.
Como ajudar no aprendizado dos filhos?
Antes de tudo, é importante relembrar que as crianças aprendem com exemplos dados pelos adultos. Portanto, os pais devem mostrar desde cedo que o estudo é algo prazeroso e recompensador. Não trate os estudos como algo chato e difícil de fazer, pois isso vai desestimular o seu filho. Crie o hábito de mostrar a seu filho como estudar pode trazer coisas boas para a vida e que é muito gostoso aprender.
Dê brinquedos estimulantes
Esse incentivo pode e deve começar mesmo quando seu filho ainda não estiver na escola. Compre cadernos, lápis, canetinhas e livros para que o seu filho tenha o costume de usá-los desde cedo. Mostre a ele como é divertido rabiscar no caderno e juntar formas para fazer belos desenhos. Também é interessante tirar alguns minutos do dia para ler um livro e estimular o gosto pela leitura. Invista em livros bem coloridos e com poucas páginas para que seu filho comece aos poucos.
Crie uma rotina de estudos
Se seu filho já está na escola, você deve separar uma hora do dia para o estudo e as tarefas de casa. Reserve um cantinho da casa para que a criança faça suas atividades sempre no mesmo horário, pois dessa forma, o estudo se tornará um hábito. Assim como a hora de comer, a hora de brincar e a hora de tomar banho.
Seja participativo
Como dissemos antes, as crianças precisam de incentivo e exemplo. Portanto, os pais devem tirar um tempo para fazer as atividades junto com os filhos. Seja participativo, ajuda a ler as tarefas, organize as atividades para ficarem mais fáceis de serem realizadas e sempre elogie seu filho, por menor que seja o trabalho.Tome cuidado ao corrigir para que ele não se sinta envergonhado ou sem vontade de fazer as outras atividades.
Benefícios da participação dos pais
Os pais são os adultos que possuem maior contato com as crianças, e por isso são eles os maiores incentivadores de qualquer coisa, principalmente da educação. Se o pai não se importa com as tarefas escolares do seu filho, corre o risco de ele perder o interesse e não sentir vontade de se esforçar para fazer algo bem feito. Participar do processo de aprendizado das crianças traz muitos benefícios:
- Suporte emocional;
- Melhora a relação entre pai e filho;
- Mais tempo em família;
- Melhora a autoestima da criança;
- Diminui as inseguranças;
- Mais rendimento da criança em sala de aula;
- Reduz a indisciplina em sala de aula.
Em meio à correria do dia a dia, entendemos que é complicado tirar tempo todos os dias para participar das tarefas escolares das crianças, mas pode ter certeza que esse trabalho é um investimento no aprendizado do seu filho. A educação é a maior riqueza que você pode deixar a alguém, por isso, se dedique e ajude seu filho nessa caminhada.