A lancheira que seu filho leva para a escola e para os passeios deve ser feita com muito mais atenção. Nem sempre é fácil fazer algo que a criança goste e que seja saudável ao mesmo tempo, mas não é por isso que os pais devem ceder e deixar que os pequenos comam besteria o tempo todo. O hábito da alimentação saudável se constrói desde novinho e pouco a pouco é necessário estimular o gosto da criança para comidas de qualidade.


A gente sabe que o dia a dia das mães é muito corrido e às vezes precisam preparar a lancheira às pressas para dar tempo de tudo. E para deixar essa tarefa mais fácil, reunimos algumas dicas para você preparar um lanche saudável e super gostoso. 

1- Deixe a criança participar

Se seu filho participar do processo de preparo do alimento, com certeza terá mais vontade de comer o que ele mesmo fez. Crie o hábito de levá-lo na cozinha para ajudar a cortar as frutas, verduras e organizar a comida na lancheira. 


2- Descasque mais e desembale menos


Essa dica é recomendada por praticamente todas as nutricionistas e faz todo o sentido. O alimento que você descasca tem mais nutrientes e não é processado. Diferentemente de bolachas e salgadinhos que não são nutritivos e possuem muitos conservantes que não fazem bem a ninguém, muito menos às crianças. Algumas dicas de frutas que podem ser colocadas na lancheira:


  • Banana;
  • Morango picado com aveia;
  • Uva;
  • Maçã;
  • Kiwi;

Vale sempre diversificar as frutas para que a criança não fique enjoada de comer a mesma coisa todos os dias. Utilize grãos para deixar a fruta com mais fibras. Aproveite a versatilidade da banana para utilizá-la de maneiras diferentes. Dica: faça uma panqueca de banana, aveia e ovo na frigideira. Se quiser, coloque um pouco de cacau para dar um gostinho diferente. O lanche ficará bem reforçado e gostoso.


3- Fuja dos Processados

Não deixe seu filho comer besteira todos os dias. A gente sabe que eles amam chocolates, biscoitos e salgadinhos, porém tudo isso em excesso faz muito mal para a saúde. Não são coisas que podem comer todos os dias. Portanto, não coloque esse tipo de alimento na lancheira do seu filho. 


4- Bebidas

Não é recomendado colocar refrigerante no lanche do seu filho, pois ele não traz nenhum bem à saúde. Invista em sucos naturais das frutas da estação ou prepare uma vitamina de leite com morango ou outras frutas que seu filho goste. Não se esqueça de incentivar seu filho a beber bastante água durante o dia. Mande uma garrafinha de água cheia e peça pra ele encher quando for preciso.


5- Leve seu filho na feira

Assim como é importante deixar seu filho preparar a própria comida, também é importante levá-lo à feira ou supermercado para que ele escolha as frutas e as verduras que ele mais gostar. Isso é interessante, pois a criança começa a ter um maior senso de responsabilidade e se motiva a comer o que ele mesmo escolheu.


Além de todas as dicas acima, vale lembrar que os pais são os maiores exemplos para as crianças. Não adianta nada encher a lancheira do garoto de frutas, enquanto você come pizza. Os pequenos precisam de incentivo dos pais para irem pelo caminho certo. 


Até a próxima dica.