Seus filhos têm dificuldade para comer alguma coisa em específico? Muitas mães comentam que as crianças rejeitam alimentos como legumes, verduras, frutas e até mesmo pulam refeições porque não querem a comida que está no prato. Se a criança não come na hora certa, logo depois vai querer comer uma besteira para enganar a fome, o que causa um péssimo hábito alimentar.
Embora seja difícil aceitar, os pais são os principais responsáveis pela má alimentação das crianças, em que muitas vezes os pais não sabem incentivar a alimentação saudável ou tratam a rejeição de forma errada.
Por esse motivo, nós preparamos algumas dicas para incentivar as crianças a comerem melhor, de maneira mais saudável e com prazer pela comida saudável. Acompanhe com a gente e comece a aplicar as dicas com o seu filho.
1- Tenha horário para as refeições
Desde pequena, a criança precisa aprender que existem horários certos para fazer cada refeição. E que em cada uma dessas refeições ela terá alimentos específicos que podem ser ingeridos. Se você conseguir estipular esses horários, pouco a pouco seu filho irá se acostumar com essa rotina.
2- Evite alimentos processados
Às vezes, com a correria do dia a dia, os pais acabam oferecendo alimentos nada saudáveis para as crianças rapidamente. Alimentos como bolachas recheadas, salgadinhos, frituras e comidas congeladas devem ser evitadas ao máximo. Visto que esses alimentos, além de não serem saudáveis, também causam vício e a criança vai querer sempre mais.
3- Seja exemplo
As crianças aprendem por imersão, vendo como as pessoas em volta se comportam. Isso quer dizer que é impossível forçar a criança a comer alface, se os pais comem batata frita. Crie o hábito de fazer as refeições sempre juntos e enalteça os benefícios e os sabores de cada alimento. Afinal, comida saudável também é gostosa e você precisa ensinar isso a seu filho.
4- Capriche em pratos coloridos
O visual do prato chama muita atenção da criança. Já reparou que os supermercados exploram as prateleiras de bolachas, salgadinhos e chocolates com pacotes bem coloridos? Pois é, isso é uma maneira de atrair os olhares infantis. Mas você também pode atrair seu filho com saladas e comidas saudáveis de forma divertida. Misture verduras e legumes de cores diferentes e faça cortes diferenciados para sua salada ficar bem bonita.
5- Incentive o consumo de frutas
Se a criança disser que não gosta de um tipo de fruta, experimente oferecer outros. Explore sabores de frutas mais doces e mais azedas até que seu filho decida quais são suas preferidas. Além disso, faça trocas constantemente para que a criança não fique enjoada de uma mesma fruta. Ah, e não se esqueça que uma bela salada de frutas é uma opção sempre bem-vinda.
6- Deixe a criança se servir
A partir de uns 4 anos, seu filho já tem capacidade para preparar o próprio prato. Fazer com ele tenha essa responsabilidade desperta maior interesse na hora das refeições e ele poderá determinar a quantidade de comida, baseado na fome que ele está sentindo.
Temos certeza que com essas dicas o seu filho entrará em uma rotina com alimentação saudável. Conta aqui nos comentários o que seu filho mais gosta de comer.