Você já deve ter ouvido que gravidez não é doença, né? E isso é uma grande verdade. É claro que as gestantes precisam tomar determinados cuidados durante o período, mas ainda podem fazer várias coisas, inclusive atividades físicas.
Benefícios da atividade física durante a gravidez
Exercícios físicos fazem bem para todo mundo, até mesmo as gestantes. É claro que é algo que deve ser visto primeiro com o seu médico, mas no geral, quase todas atividades físicas podem ser praticadas após 12 semanas de gestação. Além de ajudar a manter o peso e a boa forma, praticar exercícios físicos também oferecem outras vantagens para as grávidas:
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Diminui a sensação de cansaço;
- Melhora o humor;
- Diminui a ansiedade e o estresse;
- Ajuda na respiração;
- Aumenta a disposição;
- Contribui para uma recuperação pós-parto mais rápida;
- Combate a retenção de líquido;
- Reduz o risco de pressão alta;
- Fortalece a musculatura e ajuda no trabalho de parto.
Diante disso, podemos concluir que a gestante que se dedica a praticar atividades físicas, contribui para uma gravidez mais saudável, um trabalho de parto mais tranquilo e uma recuperação mais rápida. E quais são os exercícios físicos mais recomendados para as grávidas?
Pilates
Um dos exercícios mais procurados pelas grávidas, o pilates trabalha o fortalecimento dos músculos e o alongamento de todo o corpo. Além disso, contribui para uma respiração mais controlada, pois é algo trabalhado em todos os exercícios. O pilates é uma boa alternativa para as mães que desejam se preparar para um parto normal mais simples. Além disso, o pilates fortalece os músculos da barriga, costas, pernas e glúteos.
Hidroginástica
Essa atividade é recomendada, principalmente, para as mulheres que eram sedentárias antes da gravidez. Ou seja, não tinham o hábito de praticar atividades físicas regularmente. Basicamente, a hidroginástica consiste em exercícios físicos realizados dentro de uma piscina. A atividade dentro d’água reduz o impacto e facilita na execução de cada movimento.
Caminhada
Opção fácil e econômica, ideal para quem quer praticar uma atividade física sem ter que gastar muito dinheiro. Você pode fazer a caminhada sozinha ou convidar algumas amigas para fazer companhia. A caminhada é um exercício leve e também é indicado para quem ainda não tinha o costume de se exercitar com frequência. Escolha um horário no início da manhã ou no final da tarde, coloque uma roupa confortável e um tênis. A caminhada pode ser feita todos os dias, entre 40 minutos a 1 hora.
Musculação
Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação pode sim ser feita pelas gestantes, desde que tenha liberação médica. A musculação trabalha todos os grupos musculares, fortalecendo o corpo e evitando dores. Vale ressaltar que as grávidas devem fazer treinos menos intensos e com menos carga.
Alongamento
Alongar ajuda a deixar o corpo mais leve e mais flexível, aliviando toda a tensão do corpo. É um exercício ideal para quem deseja reduzir a ansiedade, controlar o estresse e se sentir mais relaxada. Esse exercício pode ser feito na academia ou em casa, desde que tenha a orientação de um profissional da área. E aí, qual a atividade física você vai escolher para fazer durante a sua gestação?