Quando um bebê chega em nossas vidas, traz com ele um amor enorme que nunca havíamos visto antes. Porém, toda essa mudança de vida traz também muitas dificuldades e cansaço, principalmente quando o bebê tem dificuldades de dormir a noite toda. É normal a sensação de exaustão no começo, principalmente para a mãe que passa a maior parte do tempo sozinha com o bebê. E o início é cheio de aprendizados e adaptações. A mãe aprende a amamentar e descobre que é dolorido, desenvolve um sexto sentido para descobrir quando o bebê sente dor e identificar o motivo de cada choro. 


Tudo isso é sim gratificante e é feito com o maior amor do mundo, porém é preciso reconhecer o cansaço da mãe e dar o apoio que ela necessita para essa jornada ficar cada vez mais fácil. 


E se você é mãe e está passando por essa fase difícil em que o bebê demora a dormir e não dorme a noite toda, preparamos algumas dicas que podem te ajudar.


Quanto tempo o bebê dorme durante o dia? 

Nos primeiros meses de vida, é normal o bebê ter seu sono desregulado. Alguns especialistas dizem que o bebê dorme em média 18 horas por dia, mas apenas 6 horas são durante a noite. O problema é que essas horas nem sempre são seguidas, pois o bebê acorda para mamar e para trocar as fraldas. Mas o que pode ser feito para melhorar esse cenário?


1- Crie um ambiente calmo


Depois das 19h, desligue a TV e evite fazer barulhos que possam deixar o bebê agitado. O bebê precisa entender que esse é um momento de descanso para que ele possa relaxar pouco a pouco. Além de desligar a TV, converse com tom de voz baixo, pois uma conversa alta pode alertar e tirar o bebê do ritmo na hora de dormir.


Você também pode colocar algumas velas aromáticas pela casa para dar um cheirinho agradável que ajude a dormir. Além disso, também é recomendado colocar uma playlist de música calma.


2- Não deixe o bebê com fome

Antes de colocar o bebê para dormir, dê de mamar para que ele fique saciado por mais horas. Isso o ajuda a dormir melhor e por mais tempo. E assim, a mãe consegue aproveitar para dormir um pouquinho mais até a próxima hora do bebê mamar de novo.


3- Não deixe dormir no colo


Uma grande reclamação dos pais é que o bebê só dorme no colo, inclusive alguns pais precisam passar boa parte da noite com a criança no colo, o que é totalmente cansativo. Mas isso pode ser evitado se acostumar o bebê a dormir sempre no berço. Se o bebê dorme nos braços das mães e acorda no berço, ele se assusta e começa a chorar. Portanto, depois de mamar, coloque seu bebê no berço e o deixe lá até adormecer. 


Com certeza essas dicas vão ajudar você e seu bebê a terem uma noite de sono muito mais agradável.