Muita gente acha que o inverno é uma estação mais tranquila, pois a temperatura ajuda a deixar as crianças mais quietas. Porém, essa época do ano exige cuidados especiais com os bebês, visto que eles são mais sensíveis. Qualquer descuido pode causar muito desconforto e até mesmo um resfriado. Por isso, hoje nós do blog Datitia preparamos um artigo com cuidados especiais com o bebê no inverno. Afinal, os bebês sofrem muito mais com a alteração das estações do que nós adultos. Vamos aprender como garantir que eles estejam sempre protegidos?
Sensibilidade dos bebês
Os primeiros meses de vida do bebê são uma verdadeira fase de adaptação, pois antes de nascer, eles estão adaptados com o ambiente super confortável que é a barriga da mãe. Ao nascer, eles sofrem com a mudança de temperatura e a cada dia precisam se adaptar a essa nova situação. E durante essa adaptação, é muito comum que eles tenham doenças respiratórias e até mesmo alergias.
Diante disso, os pais devem ficar atentos aos modelos e tecidos de roupas escolhidas, assim como a rotina de cuidado na hora do banho, trocar a fralda, colocar para dormir, etc.
Cuidados com os bebês no inverno
Roupas
Na semana passada, falamos sobre como vestir o bebê no inverno. Basicamente, o inverno pede tecidos quentinhos como o moletom e o soft. E a dica é priorizar roupas que possuem bastante algodão em sua composição. Outra dica é vestir o bebê em camadas, começando com os conjuntos de body de manga longa e calça de algodão. Depois, coloque um conjunto de moletom ou um macacão. Se necessário, coloque sapatinho e touca para aquecer completamente.
Banho
Evite dar banho no bebê muito tarde, tente fazer isso até às 18h, quando ainda não está tão frio ainda. Se for possível, ligue o chuveiro alguns minutos antes para deixar o banheiro vaporizado e com uma temperatura mais agradável. Além disso, dê um banho rápido para que o bebê não sinta frio. Outra recomendação é deixar todas as roupas separadas para vestir o bebê o mais rápido possível.
Visitas
As pessoas que visitam o bebê devem seguir uma etiqueta de higiene em todas as épocas do ano, mas principalmente no inverno quando as doenças respiratórias como a gripe são mais comuns. Recomende que as visitas não peguem na mão do bebê, pois eles podem colocar na boca e levar bactérias. Além disso, peça que as visitas lavem as mãos antes de pegar a criança e que evitem dar beijos no rosto do bebê.
Cuidado com a pele
Durante o banho, evite deixar a água muito quente, pois ela pode prejudicar a pele do bebê. Priorize sabonetes hidratantes e após o banho use creme hidratante ou óleo hidratante para fazer esse cuidado diário. É de extrema importância que você consulte o pediatra para que ele recomende os produtos que seu filho pode usar. Jamais use produtos por conta própria, pois alguns cosméticos podem causar alergias e outros problemas de pele.
E aí, mamãe. O que você achou das nossas dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Então deixe aqui nos comentários.