O uso de computadores e celulares com acesso à internet já foi uma novidade para os adolescentes da nossa época. Lá por volta de 2005, era muito comum as crianças irem para a lan house e passar um tempo brincando com jogos online e se divertindo no Orkut. Naquele tempo, era bastante difícil ter internet em casa e poucas pessoas tinham computadores. 


Mas os tempos foram mudando e a tecnologia ficou cada vez mais avançada. Hoje em dia, as crianças já nascem com acesso ao tablet e ao celular facilmente. Como tudo na vida, a tecnologia traz pontos positivos e pontos negativos, e cabe aos pais mediar esse uso para que ele seja feito de maneira saudável.


Cuidados com as crianças na internet


O acesso à internet oferece ajuda nas atividades da escola, permite horas de lazer sem precisar sair de casa e faz com que a criança se torne mais independente, explorando sozinha novos aplicativos e jogos. Mas isso nos emite um sinal de alerta, visto que, ao entrar na internet, a criança se coloca em uma ambiente diverso, onde várias pessoas podem se comunicar.


É indiscutível que a tecnologia oferece diversos benefícios a todas as pessoas, mas também existem grandes riscos de deixar uma criança à vontade nesse meio digital. E pensando em alertar os pais e cuidar das nossas crianças, nós da loja Datitia fizemos um artigo com algumas dicas para os pais terem maior controle do uso das crianças na internet. Acompanhe com a gente. 


Estabeleça Horários


Os pais não devem deixar a criança usar a internet em qualquer horário do dia. Ela deve entender que existem momentos adequados em que ela pode estudar ou se divertir online, mas também existem momentos em que a criança precisa cumprir seus compromissos fora da internet. Não transmita uma imagem negativa sobre o controle do uso da internet, mas mostre a seu filho que tudo precisa de equilíbrio e que ele não deve se acostumar a passar tantas horas no celular, TV ou computador.


Youtube Kids


Pensando em oferecer uma experiência de uso mais agradável e segura para as nossas crianças, nós temos a opção do Youtube Kids, um aplicativo feito exclusivamente para os pequenos. No Youtube Kids, a criança tem acesso a um ambiente que é controlado pelos pais e os conteúdos são filtrados e adequados para a idade. 


Family Link

O Family Link é um aplicativo gratuito para o controle dos pais sobre os dispositivos dos filhos. Através desse app, os pais podem definir um horário onde é permitido a criança usar o celular. Ao tentar acessar qualquer aplicativo fora do horário estipulado, o celular bloqueia e só libera novamente quando chegar a hora permitida. Além disso, os pais também podem aprovar os aplicativos que os filhos vão baixar e definir os tipos de conteúdos que podem ser acessados. 

Participação dos pais

Evite deixar que a criança passe muito tempo mexendo no celular sozinha. Ao assistir a um vídeo, peça para que ela conecte o dispositivo na TV da sala para que os pais possam ver o que o filho tem o hábito de acompanhar. Converse com ele e pergunte sobre o que ele gosta de ver na internet, mas leve essa conversa em tom descontraído para que seu filho sinta liberdade de contar o que ele faz de verdade. Se ele sentir que você está tentando impor algo, pode sentir vontade de esconder o que realmente acessa.


Ensine

Ainda sobre a importância do diálogo com a criança, ensine a ela que na internet existem pessoas com más intenções. Fale para seu filho que muitas pessoas se passam por outras nas redes sociais a fim de fazer mal para pessoas com menos conhecimento. Ensine a seu filho que ele não deve passar informações pessoais como endereço, fotos e documentos, pois isso pode se tratar de um crime digital.


Dê o exemplo

Para seu filho entender e respeitar os limites estabelecidos, os pais precisam dar o exemplo dentro de casa. Evite mexer no celular enquanto faz as suas refeições, por exemplo. Além disso, tome cuidado para não ficar muitas horas distraído na internet, pois seu filho pode se espelhar nisso para ter a mesma atitude. A criança só vai entender que aquela atitude é a correta quando ver os adultos próximos tendo o mesmo comportamento que foi ensinado. 


Diante disso, os pais devem entender que o uso da internet é sim permitido para as crianças, mas é necessário acompanhamento para que esse uso seja feito de maneira segura. Conta pra gente aqui nos comentários o tipo de conteúdo que o seu filho gosta de acessar online.