Que atire a primeira pedra a mãe que nunca reclamou que o filho é desatento, não é mesmo? E essa queixa ganha ainda mais força em relação às tarefas da escola, em que o filho não consegue se concentrar na atividade e começa a se distrair com facilidade. Nós entendemos que manter o foco em uma atividade por muito tempo é difícil até mesmo para nós adultos, agora imagine para as crianças.
Mas nós também acreditamos que tudo pode ser trabalhado e com algumas orientações e mudanças simples na rotina, é possível fazer com que a criança desenvolva a disciplina necessária para concluir seus compromissos.
O que atrapalha na concentração da criança?
Podemos dizer que a rotina é a principal responsável pela atenção e concentração da criança. Passar muito tempo vendo TV ou jogando e até mesmo um sono desregulado pode fazer com que sua criança fique ansiosa demais ou muito cansada para dedicar energia nas coisas que realmente importam.
Tendo isso em vista, os pais devem reorganizar os horários e estipular metas durante o dia para que a criança comece a ter mais responsabilidade diante aos compromissos que deve fazer. Seja na escola ou em casa.
Para te ajudar nesse processo, nós do blog Datitia preparamos algumas dicas fáceis de aplicar e você já pode começar a organizar a rotina do seu filho hoje mesmo. Vamos conferir?
Liste todas as tarefas
A partir de uma certa idade, toda criança já pode se responsabilizar por algumas tarefas da casa. Seja secar a louça, tirar o lixo ou preparar a mesa do jantar. E se o seu filho já está na escola, essas responsabilidades começam a aumentar.
Pegue um quadro ou uma folha de caderno e anote todas as tarefas que seu filho precisa realizar durante a semana. Liste as atividades de casa e também os trabalhos da escola, incluindo algumas horas de estudo por semana.
O seu filho precisa aprender que a falta de responsabilidade impacta diretamente em suas horas de lazer. Portanto, se ele deixar de cumprir alguma coisa da lista, poderá ficar sem o videogame, por exemplo. Mas se no final da semana ele completar tudo, pode ganhar um presente ou um passeio especial.
Invista em jogos interessantes
É recomendado que os pais estimulem atividades cognitivas para a criança colocar o cérebro para funcionar. Charadas e brincadeiras de adivinhar, por exemplo, fazem com que a criança se concentre na busca da solução de determinado problema. Sem contar que é um programa super divertido.
Você também pode tirar um dia da semana para montarem juntos um quebra-cabeça ou brincar com o jogo da memória. Sempre que a criança acertar, parabenize-a e comemore. Porém, se ela demonstrar dificuldades, mostre que é normal e tente ajudar para que ela não fique triste.
Pratiquem esportes juntos
Cada vez mais as crianças estão mais ligadas à tecnologia e à televisão. E esse comportamento faz com que elas fiquem mais preguiçosas e sem vontade de explorar atividades ao ar livre.
Mas o que você acha de combinar uma vez na semana para fazer um esporte bem divertido? Pode ser uma partida de futebol, vôlei, bambolê, natação ou qualquer outra atividade que você e seu filho gostem. O esporte trabalha a disciplina e competitividade da criança, sendo recomendado para todas as idades.
Conta pra gente qual dessas atividades seu filho mais gosta de fazer.