De uns anos pra cá, o formato de família tem variado bastante, principalmente em relação ao tamanho da família. Na época dos nossos avós, era comum o casal ter 8, 9, 10 filhos. E por causa disso, as crianças daquela época tinham bastante companhia para brincar o dia todo. Mas hoje, as coisas mudaram bastante e a maior parte dos casais possuem um ou dois filhos. E essa mudança faz com que as crianças cresçam mais sozinhas e com mais dificuldades para se socializarem. 

A convivência com outras crianças ajuda muito no desenvolvimento da criança e o ensina a conviver com outras pessoas. Crianças que crescem sozinhas e sem amiguinhos, apresentam mais dificuldades para dividir brinquedos e respeitar os colegas. 


Por isso, nós do blog Datitia fizemos um artigo para explicar a importância das amizades no desenvolvimento infantil. Leia a matéria completa e saiba como a amizade pode melhorar a vida do seu filho.


Amizades na infância

Até para os adultos, a amizade é algo que melhora nosso dia a dia. Ter um amigo é ter alguém para compartilhar momentos bons, momentos ruins e para se divertir em boa companhia. Mas para as crianças, a amizade é algo ainda mais importante. Estamos em um momento em que adultos e crianças estão cada vez mais presos às telas dos celulares e sentem dificuldades para interagir com outras pessoas.


Comunicação

Inserir o seu filho a um círculo de amizade ajuda no desenvolvimento de sua comunicação. Quando as crianças estão juntas, elas começam a trocar ideias sobre brincadeiras, comidas preferidas, brincadeiras prediletas e até sobre medos e coisas que as desagradam. A comunicação é algo que acontece naturalmente entre as crianças e auxilia no desenvolvimento da fala, criação de discursos e argumentação. 


Autonomia

Dentro de casa, os pais são a autoridade para as crianças, mas quando sozinhas com outras crianças elas se tratam de igual pra igual, sem ter alguém para criar regras e objeções. Dessa forma, a criança começa ter mais autonomia para tomar decisões, decidir o que vão fazer e como fazer.


Bem-Estar

Estar em boa companhia traz uma sensação de que somos amados e que estamos protegidos. Ter um amigo oferece segurança em situações que haja medo ou incertezas. As crianças também passam por momentos difíceis que nem sempre querem compartilhar com os pais. Por isso, seu amigo pode ajudar a aliviar um momento de estresse, proporcionando mais bem-estar. 


Crie uma rotina 


Se seu filho não tem irmãos,  o jeito é incentivar a amizade com vizinhos ou colegas de escola. Insira outras crianças de maneira natural e não force uma situação onde as crianças possam se sentir desconfortáveis. Convide alguns amiguinhos para tomar café da tarde em alguns dias específicos e peça que as crianças ajudem no preparo da refeição. Você também pode organizar um passeio de bicicleta pelo parque ou preparar uma noite de cinema em casa. Com certeza as crianças vão amar passar por esses momentos divertidos juntas. Conta aqui nos comentários se seu filho tem facilidade para fazer amizades.